Monday, March 12, 2007

Resumo do Programa:
13 módulos individuais = duas aulas para cada módulo

Total do curso= 65horas ( 26 aulas de 2h30m cada )

  • 1. O fenómeno perceptivo – Ver versus Olhar
    · Compreender a diferença entre ver e olhar e saber pô-la em prática
    · Os fenómenos psicológicos que determinam a percepção
  • 2. Materiais e suportes para desenho
    · Apresentação e estrutura do curso -Noções de portfolio e projecto de Diário Gráfico-
    · Breve introdução à história do Desenho e seus autores
    · Experimentação de vários materiais de desenho e suportes
  • 3. A Linha
    a. Desenho Ritmo e gestualidade (exercícios com som)
    · Introdução teórica com exemplos visuais (data show) de ritmo e gestualidade no desenho
    · Explorar os conceitos anteriores pela experimentação das potencialidades expressivas da linha
    b. Métodos construtivos
    · Através da linha compreender a forma dos modelos decompondo as suas arestas e limites em vectores distribuídos no espaço
    c. Contorno e as variações lineares
    · Aprofundar a noção de limite e contorno através do trabalho de síntese
    · Exploração da espessura e expressividade da linha de contorno
    d. Valores tonais: Hatching e cross-hatching
    · Apresentação de exemplos formais do uso de hatching (linhas paralelas que acompanham o volume dos objectos) e cross-hatching (sobreposições de hatching)
    · Exploração de luz e sombra por este processo
  • 4. A mancha
    a. Relações entre valores – O Chiaroscuro
    · Apresentação de imagens ilustrativas deste conceito pelos exemplos da História de Arte
    b. Alto contraste e gradações de cinzas
    · Experimentação de vários materiais produtores de mancha: diferença entre a expressão por subtilezas e gradações ou alto contraste
    c. Valor e espaço - modelação por valores lumínicos
    · Exploração da luz e espaço através dos valores tonais da mancha
    d. O valor expressivo da mancha
    · Transmitir e explorar diversas sensações e emoções a partir das possibilidades do desenho de mancha
  • 5. A textura
    a. Explorando a textura
    · Apresentação teórica e visual, métodos para conseguir gamas de textura
    b. Textura visual e noção de espaço
    · Expressão espacial pelo uso da textura
    · Aproximação e distanciamento pela diversidade da textura
    c. Construções texturadas de linha e mancha
    · Produzir composições que transmitam sensações de textura pelo uso de linha e mancha
    d. Poder expressivo e ritmo
    · Realizar trabalhos explorando o poder expressivo do ritmo e da textura
  • 6. Composição
    a. Conceito de espaço e equilíbrio
    · Compreender os limites e linhas de força do suporte e do desenho
    · Utilização do poder expressivo da composição
    b. Ritmo, repetição e movimento
    · Desenvolver plasticamente estes conceitos visando obter composições dinâmicas
    c. Análise compositiva
    · Relacionar a composição com o intuito expressivo
    · Partindo dos exemplos de História de Arte analisar a composição das obras extraindo a intenção expressiva do artista
  • 7. Perspectiva e escalas
    a. Pontos de fuga e perspectiva atmosférica
    · Introdução à perspectiva como método de representação
    · exemplos visuais e compreensão do conceito pela experimentação
    b. Atributos expressivos da perspectiva
    · Exercícios técnicos de perspectiva para dar noção de espaço
    · Domínio através da expressão gráfica
  • 8. Módulo de Desenho no Museu
    · Desenho nas instalações da Casa-Museu Medeiros e Almeida
  • 9. A cor
    a. A luminosidade e intensidade da cor
    · As potencialidades da luz e da cor como expressão
    · Uso de suportes e meios coloridos e suas implicações expressivas
    b. Psicologia das cores
    · Exploração de sentimentos e sensações pela psicologia inerente a cada cor
    c. A “paleta” monocromática
    · Restrição de cor para exercícios de expressividade ou o volume
  • 10. Criatividade e pensamento visual
    · O que é a Criatividade? Abordagem aos processos criativos
    · Teoria das várias inteligências, focando a inteligência visual.
    · A importância da cultura visual no processo criativo
  • 11. Experimentação de técnicas e leitura expressiva dos resultados
    · Produção aleatória e abstracta de registos gráficos pelo uso da técnica mista
    · Leitura expressiva/ compositiva dos resultados obtidos
    · Análise dos trabalhos produzidos no decorrer do curso, objectivos atingidos?
  • 12. Concretização de projectos individuais visando objectivos expressivos e plásticos
    · Desenvolvimento dos módulos anteriores por selecção individual do aluno
  • 13. Organização do Portfolio /Selecção para a exposição de alunos

individual do aluno

0 Comments:

Post a Comment

<< Home