Resumo do Programa:
13 módulos individuais = duas aulas para cada módulo
Total do curso= 65horas ( 26 aulas de 2h30m cada )
- 1. O fenómeno perceptivo – Ver versus Olhar
· Compreender a diferença entre ver e olhar e saber pô-la em prática
· Os fenómenos psicológicos que determinam a percepção - 2. Materiais e suportes para desenho
· Apresentação e estrutura do curso -Noções de portfolio e projecto de Diário Gráfico-
· Breve introdução à história do Desenho e seus autores
· Experimentação de vários materiais de desenho e suportes - 3. A Linha
a. Desenho Ritmo e gestualidade (exercícios com som)
· Introdução teórica com exemplos visuais (data show) de ritmo e gestualidade no desenho
· Explorar os conceitos anteriores pela experimentação das potencialidades expressivas da linha
b. Métodos construtivos
· Através da linha compreender a forma dos modelos decompondo as suas arestas e limites em vectores distribuídos no espaço
c. Contorno e as variações lineares
· Aprofundar a noção de limite e contorno através do trabalho de síntese
· Exploração da espessura e expressividade da linha de contorno
d. Valores tonais: Hatching e cross-hatching
· Apresentação de exemplos formais do uso de hatching (linhas paralelas que acompanham o volume dos objectos) e cross-hatching (sobreposições de hatching)
· Exploração de luz e sombra por este processo - 4. A mancha
a. Relações entre valores – O Chiaroscuro
· Apresentação de imagens ilustrativas deste conceito pelos exemplos da História de Arte
b. Alto contraste e gradações de cinzas
· Experimentação de vários materiais produtores de mancha: diferença entre a expressão por subtilezas e gradações ou alto contraste
c. Valor e espaço - modelação por valores lumínicos
· Exploração da luz e espaço através dos valores tonais da mancha
d. O valor expressivo da mancha
· Transmitir e explorar diversas sensações e emoções a partir das possibilidades do desenho de mancha - 5. A textura
a. Explorando a textura
· Apresentação teórica e visual, métodos para conseguir gamas de textura
b. Textura visual e noção de espaço
· Expressão espacial pelo uso da textura
· Aproximação e distanciamento pela diversidade da textura
c. Construções texturadas de linha e mancha
· Produzir composições que transmitam sensações de textura pelo uso de linha e mancha
d. Poder expressivo e ritmo
· Realizar trabalhos explorando o poder expressivo do ritmo e da textura - 6. Composição
a. Conceito de espaço e equilíbrio
· Compreender os limites e linhas de força do suporte e do desenho
· Utilização do poder expressivo da composição
b. Ritmo, repetição e movimento
· Desenvolver plasticamente estes conceitos visando obter composições dinâmicas
c. Análise compositiva
· Relacionar a composição com o intuito expressivo
· Partindo dos exemplos de História de Arte analisar a composição das obras extraindo a intenção expressiva do artista - 7. Perspectiva e escalas
a. Pontos de fuga e perspectiva atmosférica
· Introdução à perspectiva como método de representação
· exemplos visuais e compreensão do conceito pela experimentação
b. Atributos expressivos da perspectiva
· Exercícios técnicos de perspectiva para dar noção de espaço
· Domínio através da expressão gráfica - 8. Módulo de Desenho no Museu
· Desenho nas instalações da Casa-Museu Medeiros e Almeida - 9. A cor
a. A luminosidade e intensidade da cor
· As potencialidades da luz e da cor como expressão
· Uso de suportes e meios coloridos e suas implicações expressivas
b. Psicologia das cores
· Exploração de sentimentos e sensações pela psicologia inerente a cada cor
c. A “paleta” monocromática
· Restrição de cor para exercícios de expressividade ou o volume - 10. Criatividade e pensamento visual
· O que é a Criatividade? Abordagem aos processos criativos
· Teoria das várias inteligências, focando a inteligência visual.
· A importância da cultura visual no processo criativo - 11. Experimentação de técnicas e leitura expressiva dos resultados
· Produção aleatória e abstracta de registos gráficos pelo uso da técnica mista
· Leitura expressiva/ compositiva dos resultados obtidos
· Análise dos trabalhos produzidos no decorrer do curso, objectivos atingidos? - 12. Concretização de projectos individuais visando objectivos expressivos e plásticos
· Desenvolvimento dos módulos anteriores por selecção individual do aluno - 13. Organização do Portfolio /Selecção para a exposição de alunos
individual do aluno
0 Comments:
Post a Comment
<< Home