O desenho como actividade tem sido uma ferramenta indispensável á evolução humana. Através dele foi possível a comunicação de ideias e conceitos, por símbolos visuais, originando imagens e mesmo a escrita.
Desenhar é no fundo dar visibilidade ás ideias e imagens virtuais que cruzam a nossa imaginação. Neste ponto (sob esta perspectiva) é fulcral que a nossa mão consiga corresponder com veracidade àquilo que temos em mente. É importante saber que desenhar não é um dom exclusivo de alguns eleitos. O desenho é uma linguagem humana, que tal como as suas pares se domina aprofundando o conhecimento da sua estrutura que o constitui.
Objectivos:
Objectivos do curso: No final do curso os alunos deverão:
Ter apurado a capacidade de pensamento visualmente e de comunicar ideias por meios visuais/ plásticos
Ficar familiarizados com os componentes do Desenho e das Artes Plásticas e ser capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos e linguagem apropriada para avaliar de modo critico e fundamentado os objectos de arte.
Ficar familiarizado com os meios, técnicas e suportes do Desenho, e compreender as possibilidades de articulação entre eles, seleccionando-os de acordo com um objectivo plástico.
Descoberto modos de fomentar a criatividade e tirar partido desta capacidade
O curso proposto pretende fornecer a quem o frequente essa faculdade: Adquirir competências e fornecer métodos de abordagem ao desenho que permitam dominar este processo técnico e criativo.
Neste curso através de diferentes metodologias aplicadas nos exercícios práticos desmistificaremos o processo criativo do desenho, muitas vezes visto como algo genial de inspiração divina.
O acto de desenhar é em simultâneo um fenómeno perceptivo conjugado com a capacidade de interpretação visual e a destreza manual. Abordando individualmente estas fases iremos aprender a dominar cada uma delas para posteriormente conseguir articulá-las. Superada esta etapa (inicial e técnica) o aluno encontra-se num patamar de onde pode evoluir para a expressão criativa e para o desenvolvimento da sua própria linguagem gráfica chamando para este processo competências adquiridas no decorrer do curso (cultura visual e sensibilidade estética)

O folheto está quase pronto, os Cursos começam em Abril 2007, serão trimestrais.
Entretanto ficará disponivel programa, horário e custos aqui no blog ou pelos contactos da Fundação.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home